Quando sofri pela morte de Fitzgerald

esse texto não contém spoiler

Você com certeza já ouviu falar em O grande Gatsby, talvez pelo filme com DiCaprio, talvez pelo livro de F. Scott Fitzgerald (espero que pela segunda opção).

gatsby

O livro é melhor, mas olha essas roupinhas…

Eu adoro esse autor. Adorei ler Gatsby, amei mais ainda Suave é a noite. Fiz meu padrasto ir num sebo me comprar Este lado do paraíso, o próximo livro da minha lista. Mas o sentimento em relação a O último magnata foi diferente, foi de luto…

Eu já me descrevi como “fico de luto quando acaba um livro bom”, e foi exatamente isso que aconteceu, mas quem acabou foi o autor!

O prefácio da edição da Penguin, escrito por Edmund Wilson explica:

Scott Fitzgerald morreu subitamente de um ataque cardíaco, em 21 de dezembro de 1940, um dia depois de escrever o primeiro episódio do sexto capítulo deste romance.

O livro narra a rotina de um produtor importante dos estúdios filmográficos de Hollywood em 1935, Monroe Stahr. A narração é compartilhada entre Cecília, filha de seu sócio e apaixonada por Stahr, e um narrador onisciente. Ao final do manuscrito (167 páginas), a edição organiza a sinopse do final, baseada em anotações de Fitzgerald.

magnata

eu fico doida quando a capa tem relação com o enredo

Ai meu coração! O romance seguia muito bom, mas não parecia que encabeçaria a lista de melhores do autor. Ao ler a sinopse do final, fiquei extremamente chateada pela sua morte. Eu queria tanto que ele tivesse terminado de escrever esse livro! Com certeza entraria para a minha lista de preferidos…

Já leu Fitzgerald? Deixe sua opinião bigornosamente contundente nos comentários!

Anúncios

4 comentários sobre “Quando sofri pela morte de Fitzgerald

  1. Claudia Louzada Lamattina disse:

    Nunca li Scott Fitzgerald, só assisti os filmes nas duas versões com Robert Redford e com o Leonardo di Caprio, a cena que mais me marcou na 1a. Versão foi a de uma reunião no jardim da mansão onde serviram limonada cor de rosa! Huuuum ate hoje só de lembrar me dá àgua na boca!!!!! Bem, voltando aos livros do Fitz, você me deu um grande incentivo para ler as obras dele. Eheehe

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s